terça-feira, 24 de abril de 2012

Banalização da Humanização

"Prefira ser excluído por promover o que é justo do que ser acolhido por uma guangue"


Com a grande tendência da Hotelaria Hospitalar o foco nos meios de saúde ,assim como nas universidades, pós graduações e afins é falar sobre a Humanização. Hoje em dia todos têm um discurso muito bonito na ponta da língua sobre o tema. No entanto será que as instituições que batem no peito relacionado ao assunto realmente seguem o que falam? Será que esses estabelecimentos têm colocado em ação a raiz da palavra humanizar?Que significa tornar humano. Será que os atendimentos dentro dos meios de saúde têm sido de fato humano?
Atuando em um hospital uma vez pude presenciar uma situação. A profissional auxiliar de enfermagem ia fazer a coleta de um exame em uma paciente que na ocasião eu estava fazendo a visita no quarto. Nesse momento ela retira a agulha que era super grossa, como eu não entendo nada disso, só lembro que me chamou a atenção. Na hora eu pensei: “nossa isso vai doer", mas não falei nada. A paciente na mesma hora perguntou para a auxiliar se não havia uma agulha mais fina. A auxiliar disse que sim e foi pegar. Nesse espaço de tempo que ela foi pegar a paciente vira para mim e diz: “ Se eu não pergunto ela ia me furar com essa, acredita?”.
Ou seja, porque essa profissional já não pegou a agulha mais fina de uma vez? Ela estava de mau humor? Não gosta do que faz? Esqueceu? Honestamente eu não sei e quando ela voltou ela não se justificou. No entanto para que os hospitais possam ser humanizados, os colaboradores precisam ter isso incorporados a eles. Uma instituição quem faz são as pessoas que atuam diretamente nele. O livro do Fred Lee fala que todos os pacientes dentro de hospitais passam por experiências únicas (tanto boas quanto ruins). Que experiências o seu escopo interno esta passando para o paciente e seus acompanhantes? Não deixemos que por atitudes assim a humanização seja algo que vemos apenas em livros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário