quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Olá enfermeeeeeiiiiiiiraaaaaaaa!

   Existe hospital sem essa (e) profissional?  A resposta é óbvia, não! Esses profissionais da área da saúde  possuem tremendo papel junto a hotelaria. Quando abertas(os) e dispostas(os) a ajudar a parceria funciona perfeitamente. Agora, quando a (o) mesma (o) não quer ajudar, é uma dificuldadeeeeeeeeee.

Profissionais que não querem liberar o leito para a seguinte internação e ai entra vários motivos, encerramento de plantão então ter que receber um paciente nesse momento fica difícil (difícil para o profissional, porque tem que fazer  todo o procedimento e tem que se apresentar e que saco! Melhor passar para a próxima que esta chegando).
Ou em outros casos a falta de comunicação com o pessoal da hotelaria, entregando um leito que ainda não estava liberado pela equipe hoteleira. Para profissionais que se sentem ameaçados com a presença da Hotelaria, será esse cenário para pior que encontraremos. Mais uma vez volto a dizer que as ações desses colaboradores refletem diretamente na imagem da empresa, a partir do momento que temos pacientes aguardando mais de 1 hora a entrega de um leito, isso já é grave, pior ainda quando após toda essa espera, esse mesmo paciente chega ao leito e percebe que ainda há profissionais da limpeza encerando o chão e ele não pode ainda entrar. Como fica imagem do hospital no final dessa estória? Só com um atendimento extremamente atencioso e prestativo que a imagem ruim causada inicialmente pode ser revertida e isso vai ser bem difícil. A fidelização desse cliente ao hospital não ocorrerá, com certeza quando ele se lembrar desse ambiente, a primeira coisa que virá  sua imagem será ele sentado esperando e esperando, junto com um atendimento mediado por parte dos funcionários.
Aos olhos financeiros da instituição, pode ter certeza que já saíram perdendo muito, porque um leito que pode ser entregue em 30 minutos, mas leva mais de uma hora é sinônimo de perda de dinheiro, isso porque estou falando de um leito em um andar....imagine isso no hospital como um todo. Afinal quanto mais tempo para entrar mais tempo para sair.
Se essa mesma pessoa pode optar por outro Hospital ela o fará e como cliente sempre que alguém citar o nome do hospital ela dirá que foi o pior atendimento que já teve, essa é a realidade. Isso tudo por uma falta de comunicação e falta de boa vontade de uma pessoa. Entretanto o mundo não esta por completo perdido ainda assim há profissionais que entendem o papel da Hotelaria Hospitalar e fazem do trabalho de todos algo mais prazeroso. Existem enfermeiras que hoje fazem a pós graduação em Hotelaria Hospitalar, o que é excelente, porque com olhos mais abertos e mente receptiva ao novo fica muito mais fácil o entendimento que os profissionais da Hotelaria no final do dia, estão sempre em busca de prezar acima de tudo, pelo paciente!
Quando essa profissional é aberta ao novo, a equipe que esta sobe seu comando tende a seguir a mesma linha de raciocínio, ou seja, no exemplo e isso é de extrema importância, o profissional da Hotelaria ser respeitado porque merece, mas porque além disso tem seu trabalho compreendido pelas pessoas que cercam.
Por isso enfermeiras de plantão, não recebam os profissionais da hotelaria como inimigos (isso acontece), mas como uma extensão do seu trabalho, para os profissionais que fazem o que amam todos os dias, esse pensamento é fácil de ser entendido. Já você que não quer entender, há duas possibilidades se adaptar ou cair fora. E você o que prefere? Entender ou ficar no time dos do contra?

Um comentário:

  1. Descobri na Hotelaria Hospitalar que a maior dificuldade na relação Hoteleiro - Profissionais da Saúde (enfermeiras/tec. enfermagem/medicos) é o preconceito; sim preconceito com o novo, pois a Hotelaria em Hospitais ainda é novidade, não existe um modelo, ou padrão a seguir, ent para os profissionais da saúde existe o medo do desconhecido.
    A intenção do hoteleiro não é mudar nada, nem dizer o jeito certo de se fazer nada...a intenção é apenas melhorar!
    Melhorar o ambiente para o paciente/cliente; melhorar a comunicação entre as areas para que o processo seja menos burocratico, mais agil e o mais humano possivel!
    Afinal atualmente o paciente/cliente não acha o suficiente ser "curado" ou "tratado" da sua enfermidade...ele quer se sentir HUMANO!
    Quer ser tratado pelo nome, conhecer e INTERAGIR com as pessoas que estão CUIDANDO de sua saúde, criar laços!
    Entendo que p/ alguns profissionais ainda é dificil pois, sempre foi exigido TECNICA e hoje só isso não é mais suficiente, hoje tambem precisamos de TATO!
    É preciso entender que hora de mudar chegou, e as mudanças incomodam no começo, mas depois todos são beneficiados!
    Bjss
    Bruna Zagari

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