terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Qual o profissinal que atua no seu setor?

        “Breve é esta existência, como uma visita de passagem a uma casa estranha. E o caminho é                         debilmente iluminado pela luz bruxulenta da consciência” Albert Einstein

Em uma das palestras que eu tive que assistir quando estava na faculdade, no ano de 2011, era sobre hotelaria hospitalar, com uma coordenadora, ou gerente, (agora eu não me lembro mesmo o cargo), mas era uma profissional com um cargo de importância, falando sobre como era a hotelaria hospitalar no hospital que ela atuava e como ocorreu à implantação, como eram feitos os controles da rouparia e assim por diante. Ao final foi aberta a chance de perguntas à profissional. Uma das perguntas foi feita por um grupo que estava realizando o TCC (Tese de Conclusão de Curso) sobre a temática da Hotelaria Hospitalar. Perguntaram se a hotelaria em hospitais tinha surgido no Brasil.
Qual a minha surpresa que aquela profissional (arquiteta, ela não tem nada a ver com Hotelaria, nem chega perto do Turismo) respondeu que SIM, a Hotelaria Hospitalar havia sido uma invenção brasileira devido ao calor humano presente entre os brasileiros. No segundo instante eu enfartei no fundo da sala. Como assiiiiiiiiiim? Se estivéssemos em 1994, eu poderia entender essa resposta, não havia muito material algo que começava a desabrochar no Brasil. Mas em 2011 a mulher me solta uma dessas? Por favor, que profissionais vocês têm colocado para representar a Hotelaria dentro de seus hospitais ou meio de saúde? Se não for para ser um hoteleiro capacitado que ao menos seja uma pessoa informada, a Hotelaria não foi uma invenção brasileira, mas ela chega ao Brasil em meados dos anos 90 e com relação a dados de pesquisa, embora não seja possível afirmar, um dos hospitais que diferenciaram seus serviços foi o Hospital Mount Sinai, de Nova York, podendo ser considerado um dos pioneiros da Hotelaria Hospitalar ao inovar com um atendimento luxuoso, ao invés das simples acomodações então oferecidas pelos demais hospitais (SEGATTO, 2001:87). Pronto, é aquela coisa, se você não sabe a resposta, não inventa, diz que vai pesquisar, pega o e-mail da pessoa e diz que dá um retorno com relação ao assunto (mesmo que isso nunca aconteça).
Se todos os seus setores devem ter seus respectivos representantes de acordo com aquilo que estudaram, então, por favor, os coloque nos lugares merecidos, isso de forma alguma anula a possibilidade de um (a) hoteleiro (a) louco (a) atuar no setor e não entender nada de humanização e amor ao próximo, coisas que AINDA não são exigidas como requisitos para se atuar em um hospital.
Entretanto eu ainda me pergunto: Qual o profissional que atua no seu setor? Só Deus sabe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário