sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Texto da semana: Qual seu foco?


Comprei um livro que sobre o plano de carreira. Esse livro serve como base para direcionar e planejar tudo, o que você quer ser como profissional literalmente, desde a construção dos seus valores como profissional até o departamento que você precisa saber identificar que se adapte melhor com o que de fato você tenha capacidade de se sobressair melhor que os seus concorrentes diretos no mercado. Eu acredito que para muitos profissionais que estão apenas começando esse deveria ser o livro de cabeceira, principalmente na faculdade, onde grande parte dos jovens não sabe nem o porquê está lá. Ai começa aquele pula pula de faculdade e até mesmo de emprego que papai e mamãe nenhum gostam, mas que honestamente, torna-se inevitável, já que não se sabe para aonde se quer ir, mas se sabe que aonde se encontra não está bacana. Ou seja, aquela frase aonde fala que para aqueles que não sabem aonde querem ir qualquer lugar serve. Serve vírgula, porque depois de um tempo aquilo não vai mais te interessar e os porquês que permeiam nossa existência vão começar a te incomodar de fato. Ou seja, porque estou aqui? Porque não consigo algo melhor? Só sirvo para esse cargo?

O que posso observar nesses 11 anos de experiência profissional, assim como o da minha pessoa é que grande ou quase todos não fazem um planejamento profissional. Não sabem o que de fato gostam de fazer na vida, não focam a vida profissional em objetivos concretos e que possam leva-lo ao que seja o almejado, e grande parte mais reclama do que faz. Quando digo reclamar é isso mesmo, se não reclama colocam desculpas esfarrapadas e deixa simplesmente a vida leva-los sem sentido e quando veem já não conseguem mais tomar uma atitude na vida. Portanto ponha uma coisa em sua cabeça, se sua vida profissional não está da forma como você sempre sonhou a culpa é sua. Nuuuuusssaaaaaa mas que absurdo não é verdade alguns me dirão, a vida me impôs diversas dificuldades! Levanta a mão ai atrás do computador aquele que não tem problemas!!! Pois bem...já deu pra entender né....

Ou seja, nem a empresa, nem as pessoas que trabalham com você são responsáveis pelos seu crescimento e muito menos pela sua felicidade diária de ser aquele profissional que você sempre sonhou, cabe a você arregaçar suas mangas e correr atrás daquele curso que está parado a trocentos anos, do curso de computação, da graduação em uma universidade e assim por diante. No entanto o foco nunca pode ser esquecido. Quando entramos em um empresa, ou até mesmo, quando estamos em uma, temos que estabelecer tempo, limite. Isso quer dizer que você como profissional em crescimento (independente da idade) vai se dar uma dada limite para atingir seus objetivos. Se na empresa que você trabalha são necessário seis meses, um ano ou dois para se candidatar para uma vaga em outro departamento, você vai utilizar esse tempo a seu favor, vai correr atrás do tempo perdido nesse período e fazer aqueles cursos que você deveria ter finalizado há muito tempo atrás. Assim com nesse período vai se conhecer, analisar o que te faz feliz, o que te dá prazer de fato o que te faz acordar cedo e lutar pelos seus objetivos, essa resposta é muito complexa e ao mesmo tempo simples, porque você se conhece como pessoa e sabe exatamente aquilo que te faz feliz e se você não se conhece está na hora disso acontecer.

Outro ponto importante além de se preparar e estabelecer um tempo é saber que existe um mundo lá fora de oportunidades e que se aquela empresa em questão não soube reter seu talento outra fará. Não se feche para o mundo e as oportunidades, para que as oportunidades e o mundo não se fechem para você. No entanto sempre focado no seu profissional. Porque uma vez perdido o foco e aonde queremos ir perdido ficará. E eu tenho certeza que não é isso que você quer para você como profissional!

E vocês como se encontram em sua carreira, perdidos se encontrando? Deixem seus relatos para que outras pessoas possam se inspirar em sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário