quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Congresso de Humanidades Médicas 2013




   O CeHFi (Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde), está trazendo para o Brasil o Congresso de Humanidades Médicas 2013, um evento internacional de grande porte, que vai abordar um vasto leque de temas de interesse nas diversas disciplinas que atualmente ocupam as Humanidades Médicas. O Congresso oferece renomados palestrantes, e numerosas comunicações, mesas redondas, workshops e simpósios.

   São raras as ocasiões em que centenas de acadêmicos, investigadores, médicos, humanistas, profissionais de gestão hospitalar e sanitária, profissionais do setor farmacêutico, assistentes sociais, educadores e estudantes de graduação e pós-graduação tenham a oportunidade de se reunir em torno de um interesse centrado nas Humanidades aplicadas ao estudo da saúde, enfermidade e medicina, ou seja, possam se centrar em todos os valores pessoais, culturais e sociais que se articulam com os componentes biológicos da saúde e da enfermidade.

   A inscrição no Congresso permite não apenas participar do evento como também realizar uma apresentação oral de 30-60 ou 90 minutos, publicar um artigo na Revista associada (mediante um processo de revisão por pares) e obter acesso a todos os números da Revista (presentes e passados) por um período de um ano. Caso não possa assistir à conferência fisicamente, existe a alternativa de inscrição virtual, opção que lhe permite apresentar um artigo para publicação na Revista (mediante revisão e avaliação por pares).

   A data limite para submissão de sua apresentação oral e artigo é 15 de DEZEMBRO de 2012. O texto poderá ser em espanhol, português ou inglês e deverá conter um título e breve resumo. O formulário para envio de propostas está disponível em: http://humanidadesmedicas.com/conference-2013/call-for-papers/ . Após a aprovação de sua proposta , a inscrição ao congresso deverá ser formalizada na página da web: http://humanidadesmedicas.com/conference-2013/register/ .

   O congresso acontece anualmente em diferentes locais em todo o mundo sendo que os últimos ocorreram na Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA, em 2011 e no Centro Universitário de Chicago, Chicago, EUA, em 2012. Neste ano contaremos com um local imemorável, a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, Brasil, o que tornará o evento ainda mais especial.











Em caso de dúvida, pergunta ou consulta, por favor, entre em contato com: soporte@humanidadesmedicas.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Essa é uma excelente oportunidade para todos se atualizarem e trocarem ideias sobre o ser humano e novas descobertas!
Essa é a humanização com verdadeiro conteúdo científico.

Congresso de Humanidades Médicas 2013
Universidade Federal de São Paulo
Campus São Paulo
De 15 a 16 de março de 2013
R. Botucatú, 862 - Edifício dos Anfiteatros

Inscrições e detalhes: http://humanidadesmedicas.com/conference-2013
 
Congresso de Humanidades Médicas 2013
Universidade Federal de São Paulo
Campus São Paulo
De 15 a 16 de março de 2013
R. Botucatú, 862 - Edifício dos Anfiteatros

Inscrições e detalhes: http://humanidadesmedicas.com/conference-2013

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Qual o intuito da Hotelaria Hospitalar?


Muitas vezes os profissionais da área da saúde, além de possuírem leve ideia do que seja essa tal da hotelaria não possuem o menor conhecimento de qual seja o objetivo de fato dela dentro dos meios de saúde. Nos dias atuais o que se vêm falando é que a Hotelaria visa um melhor atendimento, a humanização e acolhimento diferenciado e assim por diante. Entretanto na realidade a finalidade base da Hotelaria Hospitalar é fidelizar aquele cliente que ainda possui o poder de decisão nos momentos de internação. Pode parecer banal, no entanto quando esse cliente possui essa possibilidade ele com muita certeza irão procurar por aquele meio de saúde do qual ele se recorda do atendimento.

Sabe-se que a hotelaria realiza sempre uma interface com os demais departamentos e que sua sobrevivência dentro dos hospitais se dá quase que exclusivamente aos fortes laços criados entres os setores e seus profissionais e a boa política e convivência, assim como outras áreas como o marketing do hospital, também visa à imagem positiva que esse meio de saúde transmite aos seus clientes internos e também externos, ou seja, está ligada diretamente a fidelização.  Quando profissionais inteligentes se unem, como Hotelaria e Marketing a tendência é sair grandes ideias que farão com que o cliente e suas necessidades reais possam ser atendidos, assim como os mobiliários dos andares estejam em constante verificação e cuidado, para que em momento algum o hospital ou meio de saúde passem uma imagem de pouco caso ou desleixo. O SCIH pode e deve ser um grande aliado em procedimentos e padrões junto com a Hotelaria Hospitalar, criando treinamentos constantes que possam sanar as dúvidas dos funcionários com relação à sistematização dos processos, como do menos contaminado para o mais contaminado, de cima para baixo e assim por diante.

Contudo, informações e ações como essas só são atingidas com a parceria e muito mais que isso com a conscientização da coordenação e acima da coordenação a gestão, como todos que estão no meio sabem, a hotelaria ainda é uma jovem moça, com no máximo 20 anos dentro do Brasil, tendo assim muitas coisas para serem desenvolvidas e tantos outros pontos para amadurecer, só que isso já uma realidade que começa ser mais que um requisito nos meios da saúde, e se os grandes gestores não souberem priorizar seus serviços, principalmente da equipe da hotelaria com o foco 101% no cliente, o que acontecerá é uma migração desse cliente para outros hospitais com a mesma qualidade. Como um excelente gestor, ele está ciente que fidelizar clientes já existentes é muito mais fácil que conquistar novos, visto que o despendimento financeiro é muito maior, ou seja, os grandes gestores dos hospitais precisam aprender que com certeza absoluta o serviço meio é a saúde, mas fidelizar o serviço é o pilar e alicerce do hospital e da sua imagem perante o cliente que utiliza o serviço e para aquele que utilizará!
 Cabe ao grande gestor do hospital levantar a imagem ou deixa-la cair!
 
E vocês o que acham a respeitp do verdadeiro intuito da hotelaria? Acreditam que há outras finalidades para a Hotelaria Hospitalar?