"Prefira ser excluído por promover o que é justo do que ser acolhido por uma guangue"
Com a grande tendência da Hotelaria Hospitalar o foco nos
meios de saúde ,assim como nas universidades, pós graduações e afins é falar
sobre a Humanização. Hoje em dia todos têm um discurso muito bonito na ponta da
língua sobre o tema. No entanto será que as instituições que batem no peito
relacionado ao assunto realmente seguem o que falam? Será que esses
estabelecimentos têm colocado em ação a raiz da palavra humanizar?Que
significa tornar humano. Será que os atendimentos dentro dos meios de saúde têm
sido de fato humano?
Atuando em um hospital uma vez pude presenciar uma situação.
A profissional auxiliar de enfermagem ia fazer a coleta de um exame em uma
paciente que na ocasião eu estava fazendo a visita no quarto. Nesse momento ela
retira a agulha que era super grossa, como eu não entendo nada disso, só lembro
que me chamou a atenção. Na hora eu pensei: “nossa isso vai doer", mas não falei nada. A paciente
na mesma hora perguntou para a auxiliar se não havia uma agulha mais fina. A
auxiliar disse que sim e foi pegar. Nesse espaço de tempo que ela foi pegar a
paciente vira para mim e diz: “ Se eu não pergunto ela ia me furar com essa,
acredita?”.
Ou seja, porque essa profissional já não pegou a agulha mais
fina de uma vez? Ela estava de mau humor? Não gosta do que faz? Esqueceu? Honestamente eu não sei e quando ela voltou ela não se justificou. No entanto
para que os hospitais possam ser humanizados, os colaboradores precisam ter
isso incorporados a eles. Uma instituição quem faz são as pessoas que atuam
diretamente nele. O livro do Fred Lee fala que todos os pacientes dentro de
hospitais passam por experiências únicas (tanto boas quanto ruins). Que experiências o seu
escopo interno esta passando para o paciente e seus acompanhantes? Não deixemos
que por atitudes assim a humanização seja algo que vemos apenas em livros.
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