Muitas vezes os profissionais da área da saúde, além de
possuírem leve ideia do que seja essa tal da hotelaria não possuem o menor
conhecimento de qual seja o objetivo de fato dela dentro dos meios de saúde.
Nos dias atuais o que se vêm falando é que a Hotelaria visa um melhor
atendimento, a humanização e acolhimento diferenciado e assim por diante.
Entretanto na realidade a finalidade base da Hotelaria Hospitalar é fidelizar
aquele cliente que ainda possui o poder de decisão nos momentos de internação.
Pode parecer banal, no entanto quando esse cliente possui essa possibilidade
ele com muita certeza irão procurar por aquele meio de saúde do qual ele se
recorda do atendimento.
Sabe-se que a hotelaria realiza sempre uma interface com os
demais departamentos e que sua sobrevivência dentro dos hospitais se dá quase
que exclusivamente aos fortes laços criados entres os setores e seus
profissionais e a boa política e convivência, assim como outras áreas como o
marketing do hospital, também visa à imagem positiva que esse meio de saúde
transmite aos seus clientes internos e também externos, ou seja, está ligada
diretamente a fidelização. Quando
profissionais inteligentes se unem, como Hotelaria e Marketing a tendência é
sair grandes ideias que farão com que o cliente e suas necessidades reais
possam ser atendidos, assim como os mobiliários dos andares estejam em
constante verificação e cuidado, para que em momento algum o hospital ou meio
de saúde passem uma imagem de pouco caso ou desleixo. O SCIH pode e deve ser um
grande aliado em procedimentos e padrões junto com a Hotelaria Hospitalar,
criando treinamentos constantes que possam sanar as dúvidas dos funcionários
com relação à sistematização dos processos, como do menos contaminado para o
mais contaminado, de cima para baixo e assim por diante.
Contudo, informações e ações como essas só são atingidas com
a parceria e muito mais que isso com a conscientização da coordenação e acima
da coordenação a gestão, como todos que estão no meio sabem, a hotelaria ainda
é uma jovem moça, com no máximo 20 anos dentro do Brasil, tendo assim muitas
coisas para serem desenvolvidas e tantos outros pontos para amadurecer, só que
isso já uma realidade que começa ser mais que um requisito nos meios da saúde,
e se os grandes gestores não souberem priorizar seus serviços, principalmente
da equipe da hotelaria com o foco 101% no cliente, o que acontecerá é uma
migração desse cliente para outros hospitais com a mesma qualidade. Como um
excelente gestor, ele está ciente que fidelizar clientes já existentes é muito
mais fácil que conquistar novos, visto que o despendimento financeiro é muito
maior, ou seja, os grandes gestores dos hospitais precisam aprender que com
certeza absoluta o serviço meio é a saúde, mas fidelizar o serviço é o pilar e
alicerce do hospital e da sua imagem perante o cliente que utiliza o serviço e
para aquele que utilizará!
Cabe ao grande gestor do hospital levantar a imagem ou deixa-la cair!
E vocês o que acham a respeitp do verdadeiro intuito da hotelaria? Acreditam que há outras finalidades para a Hotelaria Hospitalar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário