quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Qual o perfil do profissional da Hotelaria Hospitalar?


De acordo com os hospitais que eu pude trabalhar, inicialmente eu diria que são todos em sua grande maioria loucos e por ser uma área nova, hospitais com menos visibilidade é fácil encontrar aquele fulano que não tem a menor noção do que seja hotelaria, mas como hoje o hospital que tem esse serviço é chique, colocaram o rapaz lá, agoraaaa pergunta se ele gosta do que faz??? Acertou na mosca quem disse não! Bem vindo à realidade brasileira! Por isso, hoteleiros que amam hotelaria hospitalar a chance é AGORA! Baixou o Che Guevara agora em mim! Na maioria, profissionais da parte operacional, como auxiliar de hotelaria, assistente de hotelaria, líderes de governança, em sua maioria possuem graduação em Hotelaria, melhor. No entanto quando se chega aos cargos de coordenação a coisa começa a ficar feia. Já vi de tudo, arquiteto, enfermeira (comuníssimo), administrador, só faltou o pedreiro virar coordenador! Eeeeelaaaiaaaa

 
Brincadeiras a parte a minha pergunta é muito simples, qual o perfil do profissional da hotelaria hospitalar? Quais são os requisitos? O que ele deve ter estudado? O que deve saber antes de entrar nessa área? Nas universidades começou a haver uma divulgação maior com relação a essa nova possibilidade de atuação para o hoteleiro que não se enxerga em hotel! Pois é meu povo existem hoteleiros (como eu) que jamais querem deixar cair um fio de cabelo dentro de hotéis. O que você... é você mesmo, ingressante nessa área deve saber é: Eu gosto de lidar com pessoas doentes? Consigo encarar diariamente um ambiente pesado (o clima hospitalar sempre é mais pesado). Desmaiarei em cima do paciente ou acompanhante, se o mesmo decidir mostrar a costura realizada em sua barriga em um momento inesperado? Gorfo no acompanhante se o paciente começar a gorfar?? Minhas perguntas, mesmo em tom de piada, são realidades que eu já passei. Fundamental para quem tem curiosidade, sem ter atuado antes é ler, leia todos os livros possíveis sobre hotelaria hospitalar. Eles além de serem extremamente repetitivos darão uma base para você não ingressar tão cru na área. O ideal e que eu espero que seja a realidade de todos os hospitais no futuro, é contratação de hoteleiros para a função, visto que isso não é uma realidade. Ou seja, graduação em hotelaria é fundamental e o conhecimento profundo dentro da área que se espera atuar é o requisito básico!

Há duas vertentes, uma já consolidada no mercado, a governança e a outra começando a prosperar, a Hospitalidade e cabe a você, como profissional e exímio conhecer de si mesmo saber o que lhe apetece mais e se encaixa no seu perfil. No entanto sempre é importante conhecer as duas áreas, porque conhecimento nunca é demais e para os que vislumbram o cargo de coordenação ou gerência conhecimento de todos os departamentos e seus processos se faz fundamental, ou seja, sair da caixinha do conformismo é fundamental. Para os que gostam mais de planilhas, menos contata com pessoas e os pacientes, ou seja, são perfis mais administrativos, a melhor área é a da governança. Agora se você sente vontade de mudar o mundo e abrir um hospital gratuito cada vez que assiste o filme Pacth Adams “O amor é contagioso”, Hospitalidade e Humanização é o seu caminho! A grande dificuldade dos hospitais hoje é encontrar em cargos de coordenação e até mesmo gerência esse equilíbrio e conhecimento. Nem tão humanos que não entendam de gerenciamento de leitos e muitos menos de enxoval e nem tão administrativos que não consigam implantar planos de humanização que façam sentindo e correspondam às necessidades do cliente.




No entanto o que se deve se ter em mente é que essa área, embora muitos dos serviços tenham partido da hotelaria convencional, ela difere totalmente uma da outra! Para todos os hoteleiros formados que realmente têm esse dom de servir, sabem que na hotelaria hospitalar isso vai além, estamos falando de um cliente que muitas vezes, não quer estar naquele ambiente e lidar com isso diariamente é que faz o diferencial. desse profissional. No entanto o que todos os hoteleiros hospitalares devem ter em mente é: AME o que você faz diariamente para fazer bem, tudo aquilo que fazemos com prazer transparece e não há nada mais recompensador no final do dia o receber um abraço do paciente em sua alta e você saber internamente que você conseguiu fazer um diferencial. para a recuperação daquela pessoa e você hoteleiro hospitalar mais que um apagador de incêndios, você tem o dom de transformar vidas, não se esqueça disso!
 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Preço e distribuição dentro da Hotelaria Hospitalar


Devido ao produto oferecido ser a recuperação da saúde a definição de preço torna-se um processo mais difícil. No entanto dentro do meio de saúde, o que irá caracterizar de forma decisiva no preço justo que cliente terá a percepção de analisar será a qualidade no serviço oferecido. Ou seja, quando um hospital consegue reunir os melhores profissionais do mercado,aliado com um atendimento que está sempre superando as expectativas dos clientes e uma excelente localização. Todos esses elementos juntos na hora da decisão de internação, principalmente quando o cliente é particular, serão elementos que serão decisórios para a escolha na hora da internação.
Um desses exemplos sãos os hospitais referencias no estado de São Paulo, como Albert Einstein, Sírio Libanês, no caso de um tratamento mais específico como câncer há o hospital do câncer do estado de são Paulo, ou ICESP, um hospital de referência em São Paulo nessa área. Contudo para esses três exemplos de meio de saúde citados acima, temos diferenças nos serviços e também valores oferecidos. No caso do Hospital Einstein, Sírio e ICESP ambos possuem o mesmo serviço de Unidade de terapia Intensiva, entretanto o valor que é aplicado para cada um deles é totalmente diferente. O ICESP por ser um hospital público não um gasto sequer para a família que se encontra com um familiar utilizando esse tipo de serviço. Já no Einstein o valor médio por dia da internação o valor é de R$15.000 fora os médicos, já no Sírio o valor inicial é de R$9.000,00 sem contar os extras que serão adicionados ao longo dos dias. Hospitais como esses que são particulares possuem o chamado preço Premium, onde qualidade do serviço é elevada e o preço por consequência também. O instituto do Câncer por sua vez, ganha credibilidade por parte dos serviços por ser um hospital público,onde no Brasil a credibilidade nesses tipos de estabelecimentos não acontece, é ai que esse hospital consegue conquistar até mesmo o cliente que pode fazer uso de um serviço particular, porque sabendo de sua alta qualidade no serviço prestado, assim como no atendimento, sem apresentar custo algum no caso de um hospital público. Tornando possível a utilização desse serviço quando necessário.
 
       Para ser o melhor se faz necessário saber o que os outros estão fazendo, para que assim como empresa se possa oferecer algo que os meus concorrentes diretos ainda não ofereçam para fazer com que eu tenha uma diferença comercial e competitiva. No entanto mudanças como essas só acontecem a partir do momento que se possui um conhecimento profundo do mercado de atuação, assim como dos concorrentes diretos e até mesmo indiretos. Aliado ao grande diferencial que atender as necessidades do meu cliente é poder superar as expectativas e se tornar assim líder de mercado.
 
     
 
E vocês consequem entender o valor dos serviços aplico aos hospitais?